A segurança de dados e a importância de investir em cibersegurança

A segurança de dados e a importância de investir em cibersegurança para as empresas

Publicado em 18 de dezembro de 2019



A segurança de dados e da informação nunca foi um assunto tão crítico quanto nos últimos tempos. Com a implementação da LGPD, as empresas se conscientizaram da necessidade de investimentos para aumentar a confiabilidade e proteção dos dados críticos para o negócio.

Lidar com informações envolvem muitos riscos, entre os mais perigosos estão os softwares maliciosos, conhecidos como “Malwares”, que podem apagar um disco inteiro, sequestrar dados, alterar arquivos e até mesmo permitir acesso remoto a um invasor.

Alexandre destaca: “segurança de dados não pode ser vista como despesa, mas como investimento”.

Conforme explica o especialista em Cyber Security da Venko IT, Alexandre Oliveira, com o crescente uso de dispositivos móveis, o número de pontos de vulnerabilidades que uma empresa tem que lidar aumentou exponencialmente, fazendo com que o investimento em segurança de dados se torne fundamental para o crescimento e visibilidade da empresa.

Alexandre também destaca que a segurança de dados não pode ser vista como despesa, mas como investimento. “Além de melhorar a visibilidade da empresa com seus clientes, a constante automação e melhora nos métodos de detecção e proteção de dados das novas ferramentas disponíveis no mercado permite que as equipes de TI possam focar em outros pontos de melhoria para o negócio da empresa, perdendo menos tempo monitorando tentativas de ataques e corrigindo brechas”, reforça.

O profissional também destaca que empresas que demostrarem estar na frente das tendências de cibersegurança terão melhor visibilidade no mercado futuro.

Ações para aumentar a segurança de dados

Abaixo temos algumas ações que podemos tomar para tentar minimizar os riscos de vazamento ou perda de dados importantes para a empresa:

  • Adotar sistemas de proteção e detecção de intrusão (os chamado Next Generation Antivírus e os IDS);
  • Realizar análises de vulnerabilidade;
  • Treinar os colaboradores sobre os aspectos da engenharia social;
  • Realizar e manter uma política de backups bem definida;
  • Implementar software de proteção e manter sempre suas ferramentas atualizadas e com todos os patches necessários;
  • Limitar o acesso a somente o necessário para cada usuário;
  • Treinar constantemente os profissionais e seus funcionários quanto às melhores práticas de segurança da informação.

Como podemos ver neste artigo, a segurança dos dados deve ser uma preocupação constante da empresa. Os times de TI devem sempre manter seus sistemas atualizados e seus profissionais treinados para evitar ataques e ter meios de identificar a presença de qualquer ameaça a sua infraestrutura.

Medidas como as citadas acima ajudam a diminuir as ameaças e reduzem os riscos de exposição de dados sigilosos ajudando a manter a empresa competitiva.

 



Se interessou?

Entre em contato!

MATRIZ Vitória/ES

Rua José Alexandre Buaiz, 160
Sala 1120. Enseada do Suá
Vitória/ES
CEP: 29050-545

27 2124.5574
RJ

Rua da Alfândega, 108
4º andar Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20070-001

21 3180.0220
SP

Rua Mário de Andrade, 48, 17º andar
Conjunto 1703. Barra Funda/SP
São Paulo/SP
CEP: 01154-060

11 4410.5574

VENKO IT. Todos os direitos reservados 2019